Na consultoria, o profissional avalia o espaço e procura entender as necessidades do cliente, propondo soluções inteligentes ao ambiente, através de uma mudança de layout; especificação, posicionamento e medidas de quadros, tapetes, cortinas, papéis de parede, itens de decoração, luminárias e lâmpadas, pintura, revestimentos. Se o profissional verificar que há a necessidade de fazer algum móvel sob medida, em alguns casos também é projetado o móvel. É possível ainda reaproveitar os móveis existentes, sugerindo as melhores alternativas de acordo com as problemáticas levantadas, e propor soluções mais práticas, para evitar uma reforma.
Além de um moodboard (composição contendo todos os itens escolhidos), é apresentada uma planilha contendo tudo que foi indicado, lojas e valores, para que o cliente possa adquirir tudo que foi sugerido pelo profissional.
A diferença do projeto e da consultoria de interiores é que na consultoria há uma intervenção menor no ambiente, sem obras e sem a necessidade de fazer um projeto completo sob medida para o ambiente como um todo.