Ter claramente em mente as mudanças que está buscando. A casa está precisando ser ampliada? Ou está com problemas estruturais? Ou a mudança será na casa toda?
2º PASSO:
PLANEJAMENTO
O projeto é imprescindível pois, através dele é possível saber, antes de fazer o investimento, se o resultado final ficará da forma como você imaginava e também saber de maneira precisa qual o valor a ser investido, de acordo com o padrão construtivo.
Cronograma contendo os serviços que irão ser executados por ordem de execução, como também os prazos de entrega de todos os fornecedores, para ter uma noção de quanto tempo irá durar a obra.
Orçamento dos fornecedores e de todos os itens: desde o material de construção até os decorativos (após ter o projeto pronto) para se ter a certeza do valor que será investido.
3º PASSO:
APROVAÇÕES NECESSÁRIAS:
Caso a reforma seja em um condomínio vertical ou horizontal (de apartamentos ou de casas), é preciso ter em mãos o projeto, para passar pela aprovação do síndico. Se tiver um acréscimo de área construída, terá que passar pela aprovação da Prefeitura. Esse é um dos motivos pelo qual é extremamente necessário e importante contratar um profissional habilitado para fazer o projeto e se possível, o acompanhamento da execução também, principalmente de obras maiores.
NÃO SE PREOCUPE,
TUDO VAI DAR CERTO!
Com um bom projeto e planejamento, com o auxílio do profissional contratado, você ficará feliz com o resultado.
Mas, esteja preparado para pequenos ajustes e desafios durante a obra. Basta ter um pouquinho de paciência e confiança em todos os profissionais e fornecedores envolvidos, para que o seu sonho se torne realidade!