TERRENO
O que você deve primeiramente analisar, junto com o arquiteto, são as metragens do terreno pois, irá influenciar diretamente no tipo mais adequado de construção que acomodará a sua família.
Se o seu terreno tem dimensões limitadas, o sobrado é mais indicado, considerando um aproveitamento melhor do espaço, com isso há a possibilidade de fazer uma construção com mais cômodos e maiores.
Mas, se o seu terreno tem dimensões suficientes para construir tanto uma casa térrea quanto um sobrado grandes, veja algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de construção:
SOBRADO
Vantagens:
– Melhor aproveitamento do terreno e do espaço;
– Fachadas mais atraentes;
– Valorização do imóvel na hora de vender;
– Área social (térreo) separada da área privativa (primeiro pavimento);
– Mais espaço para comportar a área de lazer;
– Melhor circulação de ventilação e entrada de luz natural.
Desvantagens:
Na maioria dos casos, o custo da execução de um sobrado é maior do que de uma casa térrea, devido à estrutura que deverá ser mais reforçada e também o investimento maior em mão de obra.
CASA TÉRREA
Vantagens:
– Custo mais baixo com material e mão-de-obra;
– Acessibilidade e segurança, não havendo problemas para locomoção de crianças, idosos e deficientes físicos;
-Integração entre os ambientes é facilitada, como também dos mesmos com a área de lazer;
Desvantagens:
– Na maioria dos casos, o tamanho do terreno limita o tamanho da construção, quando se tem a necessidade de uma construção maior;
– Não há um bom aproveitamento do terreno, dependendo do tamanho sobra um espaço muito pequeno para área de lazer, jardim, etc;
– A vista poderá ser comprometida, considerando que pode ser que só seja possível ver os muros em volta da casa, dependendo do tipo de construções existentes no entorno.